Como ouvir a voz de Deus?

Certo dia, um sacerdote afirmou: “Deus não chama ninguém. Nós é que descobrimos o que fazer na vida. A vida, os acontecimentos, as pessoas e ahistória que construímos vão nos despertando e, assim, encontramos nosso lugar”. E completou: “Mas, sem Deus, a gente não é nada!”“Se ouvires a voz de Deus chamando sem cessar…”, diz a canção do pe. Zezinho, que já tocou tantos corações juvenis. É possível ouvir a voz de Deus? Como ouvi-la? De que maneira Deus fala? Como saberemos se a voz é dele ou de outro qualquer? Que relação tem a voz de Deus com os apelos do mundo?

Algumas pessoas sustentam a idéia de que o chamado de Deus é algo com o qual nascemos e vamos desenvolvendo. Outros defendem que esse chamado surge independentemente de nossa participação. Não existe nada de mágico no chamado de Deus. Existem, sim, corações antenados com a vida, com as diferentes realidades do mundo e das pessoas, que se sentem impelidos a dar uma resposta concreta. Quando nos misturamos com as pessoas e comungamos de seus anseios e buscas, sofrimentos e alegrias, entramos na onda de Deus. Da mesma forma, quando captamos apelos que brotam do mundo dos jovens desejosos de construir a fraternidade e a solidariedade, possivelmente descobrimos o nosso lugar.
Isso pode virar um projeto de vida que precisa de resposta. Torna-se “chamado de Deus” aquilo que percebemos como algo de Deus que nos move e inspira. Dessa maneira, aquilo que nasce no coração da vida passa a ser lido e experimentado como algo que nasce no coração de Deus. Assim, é chamado de Deus à medida que vamos tomando consciência de que o projeto no qual estamos “gastando a vida” tem a ver com o projeto de Deus. Assim entendido, o estilo de vida que escolhemos ou aquilo que fazemos se tornam a marca da presença de Deus no mundo. […]




Fonte: Blog Paulinas

Um comentário: